O Sistema Ocepar promoveu o 2º Encontro de Núcleos Cooperativos de 2024 na sexta-feira, 11 de outubro, em Umuarama. Participaram 88 lideranças de 17 cooperativas do Norte e Noroeste do Paraná, dos ramos agro, crédito, saúde, transporte, infraestrutura e trabalho, produção de bens e serviços.
A Coagru esteve representada pelo diretor presidente Cavalini Carvalho e diretor secretário Valdir Batista, acompanhados por 14 lideranças entre conselheiros e associados.
No encontro foram discutidas as demandas: regulamentação da Reforma Tributária, financiamento às cooperativas, Programa Irriga Paraná, Código Florestal, Nota Fiscal Eletrônica do Produtor, Programa Paraná Competitivo e ajustes nos Créditos de ICMS, renovação dos benefícios fiscais de ICMS e manutenção da competitividade das carnes de frango, Cooperativas de Seguros, fiscalizações do Ministério do Trabalho, bem como o Plano Paraná Cooperativo.
Guto Silva, secretário de planejamento do Paraná, esteve no evento e ressaltou: “Onde há cooperativa, há qualidade de vida e melhora no índice de desenvolvimento humano (IDH). Por isso, temos que apoiar, pois as cooperativas do Paraná nos enchem de orgulho”.
O presidente do Sistema Ocepar, José Roberto Ricken, destacou a necessidade de discussão sobre o PRC300/500 - Plano Paraná Cooperativo , o novo ciclo do planejamento estratégico do cooperativismo paranaense que está projetando que as cooperativas do Paraná alcancem faturamento anual de R$ 300 bilhões até 2026 e de R$ 500 bilhões até 2030.
Após pronunciamentos, debates e manifestações das lideranças cooperativistas, o evento foi encerrado com um almoço.
2022 © Coagru. Políticas de privacidade | Informativo LGPD.
Produzido por BRSIS