Coagru Cooperativa Agroindustrial União
A minha Cooperativa - Coagru

Ração União e Fazenda Tetéia: 14 anos de parceria

Vamos conhecer a história de uma parceria de 14 anos com resultados comprovados da qualidade e eficácia da Ração União da Coagru. Os números positivos da Fazenda Tetéia são resultados de um conjunto de fatores priorizados pelo pecuarista Luis Guilherme Braga Gimenes. Adubação e manejo de pastagem, rotação de culturas, capacitação dos funcionários, limpeza de bebedouros, genética dos animais, balanceamento/acompanhamento da dieta e, principalmente, ração de qualidade são fatores determinantes da lucratividade da FAZENDA TETÉIA.

O início - A história da Fazenda Tetéia, de propriedade do Sr. Antônio Silva Braga, inicia-se no ano de 1954 com a vinda da família de Andirá para Terra Rica/PR após 7 dias de viagem. Na fazenda era cultivado café, mas com a geada de 1975, a família tomou a decisão de mudar para a atividade pecuária e transformou a área do cafezal em pastagem.

Sr. Antônio e a esposa tiveram 2 filhos. A filha Ione casou-se com Dr. Paschoal Gimenez, que atuou como médico em Ubiratã nas décadas de 60 e 70. Na administração da Fazenda Tetéia ficou Luis Guilherme Braga Gimenez, agrônomo, neto do Sr. Antonio, que está há 32 anos à frente da atividade pecuária e que, recentemente, assumiu efetivamente a administração geral da Fazenda.

A Fazenda - Com área total de 910 hectares, sendo 685 de pastagem (capins Brachiaria Xaraés, Brachiaria Piatã e Mombaça), é dividida por piquetes com praça de alimentação central, trabalhando no sistema de pastejo rotacionado.

Sistemas de produção - Até meados de 2024, o sistema de produção era predominantemente a engorda e terminação de bovinos em semiconfinamento (fornecimento de ração concentrada para animais a pasto). Pensando na intensificação de sua produção, em junho de 2024 iniciou a engorda e terminação em confinamento. Além disso, a Fazenda mantém há mais de 50 anos a seleção de gado P.O.

Rações União – A história com os produtos da Coagru teve início no ano de 2010, através da representante Arroba Nutrição Animal (Paranavaí-Pr), parceria que vem ao longo de 14 anos. “Nosso parceiro já trabalhou com a Ração União Confinamento 15 % em semiconfinamento e atualmente estamos fornecendo a ração aditivada União Confinamento 17 % em ambos os sistemas”, salienta o Zootecnista da Fábrica de Ração Leonardo Meneguello. Na fazenda, trabalham com a terminação de animais da raça nelore que são destinados ao mercado comum e animais meio-sangue Angus destinados à Cooperativa Coopcarnes de São Martinho (Rolândia/PR) e comercializados com a marca Quality Carnes. A Coopcarnes possui exigências de raça, idade, acabamento de gordura e dieta específica com algumas restrições de alimentos. “Trabalhamos com a Cooperativa Coagru há 14 anos. Sempre nos forneceram produtos de alta qualidade, de acordo com as exigências da Coopcarnes, e que proporcionam alto rendimento de ganho de peso e acabamento de carcaça, além de entregas pontuais e visitas técnicas para acompanhamento e ajustes da dieta”, complementa Luís Guilherme, que também é sócio-fundador e atual presidente da cooperativa Coopcarnes.

Manejo e resultados com a Ração União - A Fazenda Tetéia trabalha com a recria, engorda e terminação de bovinos machos e fêmeas. Ao atingirem 330 kg, começam a receber ração concentrada União Confinamento 17%.Iniciamos com a adaptação destes animais fornecendo 0,5% do peso vivo (PV) em ração, passando para 1,0% do PV, podendo chegar até a 1,2% do PV no final do período de terminação”, comenta Luis Guilherme.

O ganho de peso médio (anual) dos animais no semiconfinamento durante o crescimento é de 600 a 1.300 g/dia. No confinamento, o ganho de peso diário está na média de 1.900 a 2.100 g/dia. As novilhas são apartadas para o abate com peso médio de 17,5 @ e idade média de 18 meses, e os machos 20 a 21@ de peso com idade de 18 a 20 meses. “Padronizamos os animais que são direcionados para a Quality Carnes e, com isso, temos bonificação no preço da arroba chegando a 11,5% a mais do preço do mercado comum. Com a utilização da Ração União da Cooperativa Coagru, conseguimos ótimo desempenho no ganho de peso e deposição de gordura, atingindo nossos objetivos. Atualmente, estamos obtendo 52 % de rendimento de carcaça nas fêmeas e 54,5% nos machos”.

Novos investimentos - Visando agregação de valor no produto final, aumento do giro de animais na propriedade, bem como o aumento da taxa de desfrute que atualmente está em torno de 70 %, a Fazenda Tetéia está investindo em estrutura de confinamento para 300 animais; parte da estrutura está pronta e comportando 80 animais. “No confinamento, trabalhamos com silagem de capim, massa de mandioca, polpa cítrica e ração União Confinamento 17 %. Com os novos investimentos, o objetivo é aumentar a produção de arrobas por hectare e fortalecer ainda mais a parceria com a Cooperativa Coagru”, salienta Luis Guilherme.

Ração de qualidade - “A Cooperativa Coagru preza pelo resultado positivo e satisfação de nossos associados e clientes. Em toda a sua linha de produtos, utiliza matérias-primas de alta qualidade para proporcionar alta absorção dos nutrientes pelos animais, resultando em ótimo desempenho de ganho de peso”, reforça Leonardo Meneguello, responsável técnico pela Ração da Coagru.

Coagru - A minha Cooperativa
Coagru Cooperativa Agroindustrial União
Estrada das Indústrias, Km 01
CEP 85440-000 - Ubiratã - PR

(44) 3543-8800