O terceiro dia do Encontro de Núcleos Cooperativos foi realizado na Região Norte/Noroeste e teve como anfitriãs as cooperativas Coagru e Unitá, sediadas em Ubiratã/Pr. O evento reuniu 90 lideranças cooperativistas de 15 cooperativas, representando 6 ramos que acompanharam a programação do encontro que iniciou às 10h00 no Centro de Treinamentos da Coagru.
Na mesa diretiva estavam presentes o presidente da Ocepar José Roberto Ricken, o presidente da Coamo e diretor da Ocepar, José Aroldo Galassini; Wellington Ferreira, presidente da Sicredi Dexis e coordenador do Núcleo Noroeste; João Francisco Sanches, vice-presidente da Integrada e coordenador do Núcleo Norte; Karla Tadeu Oliveira, gerente geral da OCB; Marcos Trintinalha, presidente da Cocari e conselheiro administrativo do Sescoop/Pr; Áureo Zamprônio, diretor presidente da Coperflora e vice-presidente da Coagru e o diretor presidente da Coagru e da Unitá, Cavalini Carvalho.
Abertura - Na abertura os coordenadores de núcleos saudaram as cooperativas e seus representantes e reiteraram a importância das reuniões de núcleos para alinhamento das estratégias estaduais. A Gerente Geral da OCB, também fez uso da palavra cumprimentado os cooperativistas e em especial as mulheres cooperativistas presentes.
Anfitriãs - Cavalini Carvalho, diretor presidente da Coagru e vice-presidente da Unitá, deu as boas vindas as lideranças cooperativistas e apresentou os indicadores econômicos e sociais das anfitriãs, Coagru e Unitá, e a importância das duas cooperativas para o desenvolvimento dos municípios onde atuam. Cavalini falou dos trabalhos que a Coagru realiza junto a família cooperada para garantir a sustentabilidade dos negócios e também da cooperativa.
Devolutivas e PRC 200– O presidente da Ocepar, José Roberto Ricken, apresentou as devolutivas referentes as solicitações dos presidentes realizada na reunião de março em Maringá. O superintendente da Ocepar, Robson Mafioletti, juntamente com o superintendente do Sescoop/PR, Leonardo Boesche, e o advogado da Fecoopar, Graziel Pedroso apresentaram os resultados do PRC200, Plano Paraná Cooperativo 200, o planejamento estratégico do cooperativismo paranaense, cujo atual ciclo teve início em 2020 e deve ser encerrado neste ano. A coordenadora de Gestão Estratégica, Ana Lúcia Soares Gonçalves, tratou sobre a pesquisa de efetividade.
Tendências de Mercado e novo ciclo do PRC- Na sequência Rodrigo Rodrigues, da Falconi Consultoria, abordou o cenário e as tendências dos mercados de alimentos, serviços financeiros, saúde e transporte ressaltando o importante papel das lideranças em acompanhar a evolução dos mercados e como o cooperativismo deve se preparar para o futuro. O presidente da Ocepar, José Roberto Ricken, colocou em pauta a discussão do novo ciclo do PRC e os próximos passos para a construção do novo mapa estratégico do cooperativismo paranaense. Os representantes das cooperativas fizeram suas considerações sobre os novos desafios e a importância dos alinhamentos estratégicos a partir do PRC.
2022 © Coagru. Políticas de privacidade | Informativo LGPD.
Produzido por BRSIS