Atualmente no Brasil cerca de 1 milhão de mulheres estão à frente da administração das propriedades rurais. O caminho até aqui não foi fácil, mas apesar dos desafios elas conquistaram seu espaço e hoje são protagonistas no agronegócio.
Para atuarem com maior eficiência nos negócios as mulheres buscam conhecimento e profissionalização, e é neste intuito que a Coagru, desde longa data, promove a formação pessoal e profissional do público feminino. No último mês realizou um treinamento para instruir e capacitar as agricultoras que ainda não atuam efetivamente na gestão das suas propriedades. Através de abordagens teóricas e atividades práticas os engenheiros agrônomos, Paulo Vendramini e Karine Begui, que fizeram um compilado dos principais fatores de produção. No período da manhã Karine abordou os principais tópicos de um bom Planejamento de Safra e quais fatores são primordiais para se produzir com qualidade e evitar desperdícios. Também orientou sobre o uso correto de EPI’s na atividade agrícola e sobre o descarte das embalagens de defensivos agrícolas. Ela lembrou que a Coagru tem o Programa Coopervida e atua junto com a ADITA – Associação dos Distribuidores de Insumos e Tecnologia Agropecuária, na coleta itinerante das embalagens. Após o almoço, na propriedade do associado Antonio Rosa de Alencar, as mulheres acompanharam as orientações sobre regulagem de plantadeira e pulverizadores.
“Pretendemos realizar mais capacitações para as mulheres, buscando sempre agregar teoria e prática e desta forma profissionalizar ainda mais as nossas futuras gestoras do agro”, reforçou o presidente da Coagru, Cavalini Carvalho.
2022 © Coagru. Políticas de privacidade | Informativo LGPD.
Produzido por BRSIS