A sucessão familiar é um fator decisivo para que a produção de alimentos não seja interrompida por falta de mão de obra no campo. Na área de ação da Coagru, onde há o predomínio de pequenas propriedades, e muitas delas ligadas a cooperativa, o trabalho para garantir a sucessão começou há alguns anos.
Naturalmente o meio rural vem passando por um processo de envelhecimento. Isso quer dizer que, cada vez menos, as novas gerações estão seguindo os passos de seus pais nas propriedades. Isso acontece porque muitos jovens se mudam para as grandes cidades para estudar e trabalhar, e não voltam para dar continuidade ao trabalho de sua família.
A fim de reverter este processo a Coagru trabalha para manter as famílias unidas no campo. Um dos exemplos é o programa Cooperjovem, que desenvolve ações junto à juventude rural, promovendo o desenvolvimento pessoal e social do jovem agricultor dentro de uma filosofia cooperativista.
Foi isso que levou o jovem Lucas Nathan Bueno, associado da Unidade de Campina da Lagoa, a repensar seu papel como sucessor dos negócios da família. Nascido e criado no campo, o filho de dona Rosirene e de "seu" Alaor aprendeu desde cedo a zelar e valorizar o trabalho em família.
Alaor explica que a principal renda da família vem da agricultura, e por isso é importante que o filho se dedique para ajudar em tudo que for possível, afinal a família depende do trabalho no campo.
Em sua rotina, Lucas ajuda nos cuidados da lavoura, das criações e se necessário até mesmo nas questões mais burocráticas, em negociações e tomadas de decisões junto a cooperativa.
O envolvimento de Lucas com os negócios da família e com a cooperativa está cada vez mais forte, recentemente ele passou a integrar o Comitê de Cooperantes da Coagru representando a unidade de Campina da Lagoa. Ele também conta que terminou o curso Técnico em Agropecuária visando adquirir conhecimentos para aprimorar o trabalho já realizado por ele na propriedade. "No futuro, eu quero seguir os passos do meu pai e assumir a gestão dos negócios da família. Vejo nossa atividade como uma empresa, da qual toda a família precisa trabalhar em conjunto seguindo o mesmo objetivo".
Alaor, que também é associado da Coagru, enfatiza o brilhante trabalho desenvolvido pela cooperativa junto aos jovens rurais e diz que é preciso que as famílias também passem a abordar alguns pontos importantes sobre a sucessão e planejem juntos esse processo. “A sucessão começa quando nós pais aceitamos que nossos filhos participem no planejamento e na tomada de decisões dentro da propriedade".
2022 © Coagru. Políticas de privacidade | Informativo LGPD.
Produzido por BRSIS