“Diante da pandemia associada ao novo coronavírus (COVID-19), as previsões para o desempenho da economia mundial foram fortemente revistas para baixo. O que levará a uma recessão global pior do que a de 2008. O tamanho do impacto permanece incerto, porém, com certeza vai alterar a maneira com que os países e empresas fazem negócios”, afirma o presidente da Coagru, Áureo Zamprônio.
Ele ressalta que a pandemia de coronavírus está impactando significativamente a economia das nações em todo o mundo, e nesse processo os países emergentes tendem a sofrer mais. “A crise de proporção global surpreendeu empresas dos mais diversos tamanhos e setores. Incluindo as cooperativas brasileiras. E a Coagru não está fora desse contexto, além de tomar diversas iniciativas preventivas para o bem de nossos funcionários e cooperantes, está focada no seu planejamento estratégico, analisando e reduzindo custos. Porém, os investimentos aprovados na última assembleia geral estão dentro do cronograma de execução e com projeção para finalização até novembro de 2020, são eles: construção da unidade de recebimento da região de São João; a ampliação e modernização do sistema de recepção e armazenagem de Campina da Lagoa e a reestruturação do escritório administrativo, da loja de peças e veterinária; a duplicação da capacidade de armazenagem de grãos do moinho de trigo, aumentando a nossa capacidade de armazenagem em 630 mil sacas. Além de estarmos preparados para mais um recebimento histórico de milho 2ª safra, com uma estrutura moderna e ágil de recebimento de grãos”.
De acordo com analistas de mercado, sob a ótica da produção, as principais commodities agropecuárias brasileiras deverão sofrer pouco impacto decorrente da pandemia. Porém, neste momento de grande expectativa e incertezas, a Coagru conta, como sempre, com o apoio de seu cooperante, personagem principal dentro da cooperativa, entregando a sua produção e comprando os insumos necessários, além, de manter a população abastecida e um ritmo positivo em termos econômicos.
“Desde o início da pandemia do coronavírus, a Coagru tem adotado protocolos com o objetivo de evitar aglomerações de pessoas e a disseminação do vírus, por isso, reiteramos nossa recomendação de que todos tenham muita cautela no cuidado com a sua saúde e de sua família. Durante este período reforçamos que pratiquem as recomendações de prevenção e evitem locais com aglomeração de pessoas”, conclui Áureo Zamprônio.
2022 © Coagru. Políticas de privacidade | Informativo LGPD.
Produzido por BRSIS