A avicultura é uma das principais atividades do agronegócio brasileiro, sendo rentável ao investidor e segura ao consumidor final. Nos últimos anos o Brasil se tornou o maior exportador de frangos do mundo, isto se deve à medidas que garantem produtos de alta qualidade para o consumidor.
Uma dessas medidas é o chamado Vazio Sanitário, período este compreendido entre a limpeza e desinfecção do aviário e o alojamento do lote seguinte. Consideramos ser de 18 a 21 dias entre a saída de um lote e a entrada de outro, com a granja limpa e desinfetada. Este período de vazio das instalações entre lotes é determinante para o sucesso dos procedimentos de higienização.
Portanto, o vazio sanitário deve ser utilizado não apenas como uma ferramenta essencial para assegurar a saúde das aves, mas também para garantir a sanidade e comercialização do produto brasileiro no mercado mundial. Além disso, a preservação do período de vazio sanitário adequado entre os lotes aumenta a eficácia do programa de sanitização.
Integração Avícola da Coagru - Em relação ao período de vazio sanitário, a COAGRU tem adotado procedimentos eficazes, porém se houver a redução nesse período podem ocorrer problemas sanitários nos lotes seguintes, aumentando a pressão de infecção, visto que, o vazio sanitário é diretamente proporcional à saúde dos lotes. Um bom lote inicia-se logo após a saída do lote anterior, e é no intervalo entre lotes o qual compreende o período de vazio sanitário, que preparamos e garantimos uma boa recepção para o novo lote.
Sendo assim o avicultor deve estar atento a todos os procedimentos a serem realizados durante o intervalo, sempre realizando-os corretamente.
Dentre as principais atividades neste período podemos citar:
- Imediatamente após o carregamento, devem-se recolher as aves que não foram carregadas e eliminá-las, assim como recolher as aves mortas destinando-as corretamente a composteira.
- Os canos utilizados durante o carregamento devem ser lavados e guardados em local correto.
- Se houver sobras de ração está deve ser mantida e armazenada no silo, que deve ser limpo corretamente.
- Realizar a queima de penas em três etapas: a primeira logo após o carregamento do lote, a segunda após a aplicação da cal, a terceira antes do alojamento, antes de montar a pinteira.
- Remover crostas e cascões presentes na cama.
- Aplicar a cal virgem, na proporção recomendada pelo extensionista responsável.
- Bater a cama para incorporar o cal.
- A limpeza do aviário deve ser realizada a seco, com auxílio de vassouras.
- Os equipamentos utilizados durante o lote devem ser lavados e desinfetados, esses incluem os comedouros infantis, cercas divisórias, recipiente para aves mortas, caixa de pesagem das aves, calçados utilizados durante o lote.
- Após a limpeza e desinfecção de todos os equipamentos devem ser guardados dentro do aviário.
- Lavar exaustores, placas evaporativas, caixas da água e tubulações.
- Aplicar o veneno contra cascudinhos após um período mínimo de 48 horas da aplicação da cal, pois a cal pode inativar a ação do produto, manter o aviário fechado por 24 a 48 horas após a aplicação.
- A desinfecção da instalação assim como dos utensílios e equipamentos a serem utilizados no novo lote deve ser realizada nebulizando a solução desinfetante devidamente diluída conforme orientação técnica por um período mínimo de 15 minutos, e após a desinfecção o aviário deve permanecer fechado por 24 horas.
- Todos os equipamentos e utensílios devem ser de uso exclusivo da granja, não sendo permitido o empréstimo dos materiais entre produtores a fim de evitar qualquer transmissão de contaminação.
- Os resultados de um bom manejo de intervalo e vazio sanitário podem estar representados com a melhoria no desempenho do lote, redução de mortalidade, redução da utilização de medicamentos, redução de índices de condenação no abatedouro e conseqüentemente melhores lucros para o produtor.
Estas e outras orientações podem ser encontradas no Manual de Boas Práticas da Integração Avícola da Coagru. A equipe técnica da Coagru está a disposição dos integrados para maiores esclarecimentos.
2022 © Coagru. Políticas de privacidade | Informativo LGPD.
Produzido por BRSIS