O Brasil é um importante e grande produtor de carne de frangos, ocupando o 1º lugar na mundial na exportaçãoe a 2º colocação mundial no volume de produção, sendo que oEstado do Paraná contribui fortemente com sua produção avícola, pois é o maior produtor e exportador do país. Toda apujança desse setor produtivo, se deve ao desenvolvimento e crescimento surpreendente da avicultura nas últimas décadas, puxados principalmente pelo aumento da população mundial e sua demanda por alimentos. Estudos atuais apontam que a população ao redor do mundo será crescente até o ano de 2050, chegando a 10 bilhões de habitantes (atualmente são 7,6 bilhões), o que significa que haverão mais “bocas” a serem alimentadas. Além da maior quantidade de pessoas necessitando de alimentos, estima-se também que a qualidade da alimentação será melhor, ou seja, o consumode proteína animal/habitante do planeta se elevará, necessitando que alguém supra toda essa produção.
Nesse aspecto, a atividade avícola se diferencia das demais, pois é capaz de produzir uma proteína animal de qualidade, saudável, com custo de produção competitivo, com pouca utilização de espaço físico, com ciclo de produção rápido e sem restrições religiosas para seu consumo, atendendo aos mais variados públicos e mercados. O sucesso da avicultura se deve principalmente à utilização e constante atualização de tecnologia no setor, que juntamente com o conhecimento técnico/científico resultaram na evolução de vários fatores produtivos, tais como: melhoramento genético das linhagens de aves,nutrição animal,manejo,biosseguridade,melhorias das estruturas construtivas,modernização/automação dos equipamentos dos aviários e conhecimento sobre ambiência, contribuindo assim para a obtenção de uma aviculturaaltamente produtiva e tecnificada.
Esse cenário comprova que a avicultura,atualmente e novamente pelas próximas décadas, é e será fundamental, para a produção de alimentos. Porém,sua contribuição não será apenas nesse propósito, mas também na geração de empregos, na promoção do aumento de receita financeira para todos os envolvidosna cadeia produtiva, na oportunidade de diversificação de produção para o produtor rural e fixação da mão de obra no campo, entre outros benefícios.Nesse contexto, a Coagru e Unitá, seguem firmes com os seus planejamentos de crescimento da atividade avícola, através da construção de novos aviários em toda a sua área da atuação e a ampliação do abatedouro de aves.
ESCOLA AVÍCOLA
Visando dar suporte e melhorar constantemente os resultados dos atuais e futuros avicultores, a Coagru conta com a ESCOLA TÉCNICA AVÍCOLA, uma estrutura moderna e inovadora que proporciona a qualificação e transmissão de conhecimento teórico e prático a todos os envolvidos na avicultura (produtores e funcionários). Esta iniciativa auxilia o produtora se sentir maisseguro para investir na avicultura,pois além de contar com a Cooperativa como parceira e recebero acompanhamento da assistênciatécnica no dia a dia, também terá a oportunidade de realizar aprimoramentos a atualizações técnicas através dos cursos oferecidos na Escola Avícola.
28 de agosto, Dia da Avicultura.
Parabéns Integrados pelo trabalho e dedicação em um setor tão importante para a Coagru e para o agronegócio brasileiro, essa conquista é de vocês.
2022 © Coagru. Políticas de privacidade | Informativo LGPD.
Produzido por BRSIS