Foi dado início ao período de maior potencial econômico do ano agrícola: a safra de verão. Com o encerramento do vazio sanitário no dia 31 de agosto, os produtores já podem iniciar a semeadura da soja. Para este ano, o Ministério da Agricultura atualizou o período de início de semeadura para soja, que passou a ser 1º de setembro. Vale ressaltar que para obter a cobertura máxima do seguro ou Proagro, o plantio da soja deverá ser realizado até o final do mês de setembro. Se iniciado no mês de outubro a cobertura cai para 75% e, entrando no mês de novembro, cai para 50%. Por esta razão, é importante realizar o plantio durante o mês de setembro.
Para um controle eficiente das plantas daninhas, é necessário fazê-lo com antecedência mínima de 20 dias ao plantio a fim de evitar a matocompetição no início da cultura. A adubação correta também é de extrema importância para garantir os nutrientes ideais para o cultivo. A análise de solo deve ser realizada no período de entressafra para que as devidas correções de cada nutriente seja feita dentro da janela.
Antes de iniciar o plantio, os produtores devem realizar as dessecações pré-plantio e estarem atentos à necessidade de uma aplicação sequencial, se necessário. Deixar as plantadeiras revisadas e reguladas é de extrema importância, visando uma plantabilidade e distribuição das sementes de qualidade, proporcionando um melhor potencial produtivo à sua lavoura desde o início.
O Departamento Técnico Agrícola da Coagru possui profissionais capacitados e que estão disponíveis o ano todo para orientar e acompanhar as lavouras dos associados da Coagru. Para mais informações e esclarecimentos o produtor pode se dirigir a uma das Unidades da Coagru em seu município.
2022 © Coagru. Políticas de privacidade | Informativo LGPD.
Produzido por BRSIS