Um dos problemas mais comuns encontrado durante o preparo de terra para o cultivo agrícola é a acidez do solo. Para melhores condições produtivas é necessário realizar a correção dessa acidez.
A acidez é caracterizada pela ausência de cálcio, magnésio e potássio em quantidades adequadas. Assim, solos muito ácidos trazem prejuízos à lavoura, como a falta de nutrientes disponíveis para o desenvolvimento da planta.
A aplicação de calcário (calagem) durante a preparação do solo é uma estratégia eficiente para a regulação do pH e controle da acidez. O calcário serve para elevar os teores de cálcio e magnésio, corrige o pH, e consequentemente, aumenta a eficiência dos fertilizantes aplicados.
Práticas de correção mal conduzidas também podem contribuir com a degradação do solo e prejuízo na lavoura. Assim, é necessário que a correção do solo seja feita de maneira correta. A escolha do corretivo e a dosagem são aspectos importantes a serem levados em consideração neste processo. Para a realização de um processo assertivo, o produtor pode contar com o acompanhamento de um engenheiro agrônomo.
2022 © Coagru. Políticas de privacidade | Informativo LGPD.
Produzido por BRSIS