No último dia 10 de junho teve início o vazio sanitário da Soja Safra 2022/2023 no Paraná, que deve durar até o dia 10 de setembro. O vazio sanitário da soja consiste em um período contínuo onde é proibido cultivar e manter plantas vivas de soja nas lavouras, período este que dura, em média, 90 dias.
O constante aparecimento de pragas e doenças nas lavouras preocupa o produtor rural, que deve se atentar ao manejo correto do vazio sanitário, devendo destruir as plantas vivas de sua lavoura, realizado através de métodos físicos ou químicos.
O objetivo desta técnica de manejo é reduzir a incidência e controlar a proliferação da Ferrugem Asiática, causada pelo fungo Phakopsora pachyrhizi, uma das doenças mais comuns da cultura da soja, que necessita da planta e de condições climáticas favoráveis para sobreviver. Além disso, essa técnica auxilia no aumento da produtividade, adiando as aplicações desnecessárias de fungicidas e reduzindo desperdício de produtos e gastos.
Sendo assim, o produtor deve se atentar as datas estipuladas para o período de vazio sanitário, visto que a semeadura de soja só está autorizada a acontecer no período de 11 de setembro de 2022 a 31 de janeiro de 2023. Dessa forma, a equipe técnica da Coagru está preparada e capacitada para prestar suporte ao agricultor, visando evitar e diminuir a ocorrência de danos na lavoura e perdas em sua produtividade.
2022 © Coagru. Políticas de privacidade | Informativo LGPD.
Produzido por BRSIS