O período de vazio sanitário da soja para a safra 2021/2022 no Paraná começou no dia 10 de junho e segue até 10 de setembro. Neste período fica proibida a presença de plantas vivas de soja no campo, como também o cultivo da cultura no estado.
Esta medida visa reduzir a sobrevivência do fungo causador da Ferrugem Asiática, já que o mesmo precisa da planta de soja para sobreviver. Visa também evitar sua disseminação, reduzir sua presença no ambiente e garantir o retardamento dos primeiros focos na safra que está por vir, buscando evitar ao máximo a possibilidade de ocorrência da doença.
O vazio sanitário associado ao monitoramento dos esporos traz maior segurança ao produtor, adiando as aplicações de fungicidas, visto que aplicações desnecessárias geram desperdício de produto e aumento do custo de produção da lavoura, além de causar a redução da eficácia dos fungicidas.
O manejo estratégico da doença inclui também a utilização de cultivares precoces com genes resistentes e a semeadura no início da época recomendada, assim como o uso de fungicidas de acordo com as orientações técnicas dos profissionais que fazem o acompanhamento e monitoramento da área, possibilitando a realização de aplicações no momento correto, evitando que a mesma seja realizada de forma precoce, como também que ocorra tardiamente, comprometendo a produtividade.
2022 © Coagru. Políticas de privacidade | Informativo LGPD.
Produzido por BRSIS