Nas últimas safras, tem aumentado o ataque de cigarrinhas na cultura do milho, praga essa que é responsável pela transmissão de enfezamentos e consequentemente redução no potencial produtivo das lavouras, o que tem gerado uma onda de preocupação e apreensão por parte dos produtores.
Enfezamentos são doenças sistêmicas, causadas por um patógeno transmitido pela cigarrinha no momento em que ela se alimenta da seiva das plantas. Mesmo que a cigarrinha não esteja infectada, ao se alimentar de plantas que estão doentes, ou seja, já infectadas com o patógeno, elas adquirem o mesmo e os transmitem para as plantas de milho sadias que passarão a manifestar os enfezamentos.
A redução de produtividade causada pelos enfezamentos pode ser superior a 70% nas plantas que foram infectadas, sendo assim, o manejo dessa praga é de suma importância para evitar perdas significativas nas lavouras.
O manejo envolve algumas medidas de controle e prevenção, tais como: a eliminação de plantas de milho tiguera na safra anterior e entre safra, tratamento de sementes, pulverização de inseticidas recomendados para as cigarrinhas e utilização de cultivares de milho que sejam resistentes ou tolerantes à doença.
A divulgação de informações e experiências já vivenciadas em safras anteriores e também a adoção de práticas que reduzem a incidência das cigarrinhas nas lavouras, tem sido muito importante para que a convivência com essa praga não resulte em prejuízos para os produtores da nossa região. De forma geral, tanto os técnicos como os produtores estão mais atentos aos ataques das cigarrinhas na cultura do milho e essas medidas têm diminuído a população da praga no campo.
Além dessas medidas, é indispensável o acompanhamento e monitoramento das áreas para possível intervenção, nesse intuito, os profissionais do departamento técnico da Coagru encontram-se capacitados no assunto e sempre à disposição dos produtores a fim de auxiliá-los na manutenção do potencial produtivo das lavouras e consequentemente para o alcance do sucesso na atividade.
2022 © Coagru. Políticas de privacidade | Informativo LGPD.
Produzido por BRSIS