Com o retorno das chuvas regulares na área de atuação da Coagru, as lavouras de soja apresentaram boa recuperação nas fases de desenvolvimento vegetativo e reprodutivo. Até o momento, a média das precipitações que ocorreram em dezembro, onde a cooperativa atua, foi de 239,73 mm, volume extremamente significativo para que a expectativa de que a safra de soja 2020/2021 tenha bons resultados, depois de um grande período de déficit hídrico.
Em grande parte das áreas, as lavouras encontram-se na fase reprodutiva, nesta é possível observar o máximo desenvolvimento radicular e atividade dos nódulos nas plantas, o que indica alta demanda pela absorção de água e nutrientes, bem como o pico da fixação biológica do nitrogênio, momento em que a planta demanda mais energia para a formação de vagens e posterior enchimento de grãos.
Em relação ao manejo dessas áreas, o momento exige atenção, pois na fase reprodutiva as plantas estão mais suscetíveis a pragas e doenças, o que pode comprometer seriamente a produtividade e a qualidade dos grãos produzidos pela oleaginosa. Portanto, é fundamental prevenir e monitorar continuamente essas áreas e, por meio do diagnóstico dos profissionais do departamento técnico da Coagru, os produtores devem exercer o controle adequado em suas lavouras.
Dada a situação atual, se as chuvas continuarem ocorrendo de forma regular, à expectativa é de que a recuperação das áreas seja contínua e uniforme, possibilitando assim, que a safra de verão resulte em boas produtividades e rentabilidade para os produtores.
2022 © Coagru. Políticas de privacidade | Informativo LGPD.
Produzido por BRSIS