As colheitas na área de atuação da Coagru estão entrando em sua reta final, sendo assim, iniciam-se os preparativos que antecedem a implantação da Safra Verão 2020/2021, entre eles, está a correção da fertilidade do solo através de práticas como a calagem e gessagem.
Neste período de entressafra, é oportuno e de extrema relevância que os produtores aproveitem para realizar as análises de solo. Essa deve ser feita de forma criteriosa respeitando as diferenças existentes no talhão a fim de realizar a correção de forma mais eficiente e precisa. A coleta das amostras deve ser efetuada de tal maneira que haja um tempo hábil para que as análises sejam feitas e as atividades de correção de solo e adubação sejam realizadas.
Posto isto, o primeiro passo para a adequada recomendação de adubação é o correto diagnóstico das necessidades do solo. A análise de solo é utilizada para caracterizá-lo quanto à quantidade e disponibilidade dos nutrientes essenciais às plantas.
Visto que os corretivos são fatores de produção com forte influência na produtividade das culturas, o seu uso adequado passa pelo que vem sendo chamado de “Manejo 4C”, onde se procura a definição da fonte certa, na dose certa, aplicada na época certa e com a localização certa (Casarin & Stipp, 2009).
A manutenção adequada da fertilidade do solo, o manejo preciso da área, combinados com condições climáticas favoráveis são fatores que aumentam a probabilidade de que a próxima safra seja grande e substancial, neste intuito, a Coagru conta com assistência técnica capacitada e à disposição para orientar e fornecer soluções para que os produtores alcancem sucesso e ótimos resultados em suas lavouras.
2022 © Coagru. Políticas de privacidade | Informativo LGPD.
Produzido por BRSIS