O momento da colheita do milho 2ª safra finaliza uma série de incertezas existentes durante todo o ciclo produtivo da cultura, especialmente as climáticas. Por ser uma fase definitiva, o agricultor deve integrar a colheita ao sistema de produção e planejar todas as fases para que o grão colhido apresente um bom padrão de qualidade, a fim de evitar muitos descontos na classificação e garantir uma boa rentabilidade.
Alguns cuidados devem ser tomados a fim de diminuir as perdas ocasionadas na operação de colheita, dentre eles: aferição da umidade do grão: se não houver a necessidade de antecipação da colheita, esta deve ser iniciada quando o teor de umidade estiver abaixo de 25%; regulagem e velocidade da máquina: é de suma importância realizar manutenções e regulagens na colhedora antes do início da colheita, além disso, é preciso adequar a velocidade da máquina com a sua capacidade de processamento, pois se estiver acima do limite ideal pode acarretar perdas de grãos em espigas e na palhada. Recomenda-se manter uma velocidade entre 4 a 6 km/hora, embora a produtividade dos talhões também possa determiná-la.
Em relação às estimativas de produção, na área de atuação da Coagru os produtores tradicionalmente têm investido para obter altas produtividades, porém, o clima deste ano reduziu o potencial produtivo do milho 2ª safra. Dentre os principais fatores responsáveis por essa redução estão: baixa incidência de chuvas entre os meses de março e abril, períodos cruciais para o desenvolvimento das lavoras, além disso, altas temperaturas e baixa umidade no solo e no ar. Por outro lado, o mercado de milho nunca esteve tão atrativo, apresentando atualmente preços históricos, graças à alta demanda interna para fabricação de rações e concentrados, ao aumento nas exportações e também às perdas estimadas na produção final.
Visto que, nesta safra as produtividades de milho ficarão um pouco abaixo das estimadas inicialmente, devido ao clima desfavorável durante todo o ciclo da cultura, torna-se indispensável planejar a fase da colheita a fim de evitar maiores perdas. Dessa forma, com a sustentação dos preços do cereal, os produtores da Coagru ainda poderão obter uma safra de grãos com boa qualidade de grãos e principalmente com rentabilidade.
Foto - Dirceu Portugal
2022 © Coagru. Políticas de privacidade | Informativo LGPD.
Produzido por BRSIS