A colheita da soja safra 2019/2020 já foi iniciada na área de atuação da Cooperativa Coagru e apesar das dificuldades vivenciadas no início do desenvolvimento a expectativa é para uma boa safra. A semeadura da oleaginosa foi realizada há cerca de quatro meses atrás, após um período de estiagem ocorrido entre os meses de setembro e outubro, o que consequentemente ocasionou o atraso no plantio em algumas áreas.
Após a semeadura, as lavouras continuaram sofrendo com déficit hídrico, temperaturas elevadas e alta radiação solar, mas graças ao restabelecimento das chuvas e ao manejo eficiente realizado pelos produtores, as perspectivas para uma boa safra foram renovadas, já que boa parte das lavouras apresentou relevante recuperação em relação à situação inicial da cultura.Com aproximadamente 15% de área colhida, as primeiras parciais de produtividade mostram que teremos uma safra de grãos acima das expectativas iniciais.
Nesse sentido, para que essas perspectivas se concretizem, é de suma importância que o produtor aproveite os dias de estiagem para realizar a colheita e esteja atento a fim de evitar perdas mecânicas no momento da colheita, fatores como a correta regulagem da máquina, velocidade de deslocamento da colhedora e dessecação da lavoura para uniformização são cruciais para que se obtenha sucesso na operação. Dessa forma, seguindo esses cuidados, o produtor terá uma safra de grãos bastante significativa e com a sustentação dos preços da commodity os cooperantes da Coagru terão ainda uma boa rentabilidade com a cultura.
Fotos: Dirceu Portugal
2022 © Coagru. Políticas de privacidade | Informativo LGPD.
Produzido por BRSIS