Já teve início a colheita do milho 2ª safra na área de atuação da Coagru. A colheita no mês de abril com certeza irá entrar para a história da cooperativa e ocorreu graças a antecipação do plantio do milho, ocasionada pelo adiantamento ocorrido também na colheita da soja. Em 2019, está previsto que mais de 80% das áreas sejam colhidas até o mês de junho.
As produtividades até o momento estão na faixa de 300 sc/alq, reflexo da semeadura antecipada e boas práticas agronômicas adotadas, como adubação de base e cobertura equilibradas e uso de fungicidas visando o controle das principais doenças que afetam a cultura.
Ainda durante o mês de abril, os técnicos da Coagru se depararam com o ataque de uma praga nova para a região. Trata-se da cigarrinha do milho, um inseto sugador que além de sugar a seiva, pode transmitir doenças como viroses e enfezamentos, levando a planta à morte. Felizmente, o problema apareceu em poucas lavouras, mas ficará o alerta para as próximas safras.
Os produtores que colherem o até início de junho poderão ainda semear o trigo, já que o zoneamento para a área de atuação da Coagru vai até dia 10 de junho.
As demais áreas devem ser semeadas com aveia preta visando a formação de cobertura verde e as áreas de pousio devem ser manejadas com herbicidas específicos. Todos devem lembrar que o vazio sanitário começa dia 10 de junho e que não podem existir plantas vivas de soja em nenhuma área, seja lavoura de trigo, aveia, milho ou pousio. Essa medida tem como objetivo quebrar o ciclo do fungo causador da ferrugem asiática na cultura da soja.
2022 © Coagru. Políticas de privacidade | Informativo LGPD.
Produzido por BRSIS