As lavouras da área de atuação da Coagru estão na fase de enchimento de grãos e já começaram a sentir os efeitos da estiagem. A última chuva registrada na região foi dia 29 de novembro e os volumes variam muito de uma localidade para outra. Aliado a isso, estamos tendo longos dias de primavera com muita luminosidade, baixa umidade do ar e noites com temperaturas amenas.
A maioria das lavouras foi semeada em setembro e estão num momento crítico de definição do potencial produtivo. O que se vê a campo é que algumas cultivares de soja apresentam um pouco mais de tolerância a seca que outras. Aliado a isso, o manejo de estruturação do solo fica latente numa situação como essa. Aquelas áreas em que os produtores descompactaram o terreno ou que fizeram manejo com forrageiras de inverno também estão suportando melhor o problema.
No momento a recomendação é que os produtores continuem monitorando as lavouras, especialmente as pragas. Percevejos, vaquinhas, lagartas e ácaros tendem a aumentar em períodos de estresse e caso for realizar a aplicação o melhor horário é de madrugada, quando os níveis de umidade voltam a um patamar razoável. No mais, vamos pedir a Deus que mande logo a tão abençoada chuva prevista para os próximos dias.
2022 © Coagru. Políticas de privacidade | Informativo LGPD.
Produzido por BRSIS