Com o final do vazio sanitário no Estado do Paraná, os agricultores da área de atuação da COAGRU já deram largada no plantio da próxima safra de soja. O clima deste ano está favorável e o solo apresenta condições de umidade e temperaturas satisfatórias à germinação e emergência da soja.
A cada ano que passa, ocorre uma tendência do produtor buscar semear a soja durante os primeiros decêndios de setembro, porém essa decisão deve ser criteriosa e levar em conta o zoneamento agrícola de cada cultivar, fertilidade da área, correto manejo das plantas daninhas e boas condições climáticas.
Com um mês de agosto mais chuvoso em 2018, o controle das plantas daninhas pôde ser feito logo após a colheita do milho 2ª safra, favorecendo a semeadura no limpo e garantindo que não haja mato-competição inicial. Outro ponto positivo observado esse ano foi a intensa adequação e melhoria dos terraços nas propriedades. Esse trabalho impede o escorrimento do solo em caso de chuvas fortes, mostrando a preocupação do produtor em preservar e conservar o solo. Outra preocupação importante é com a correção e melhoria da fertilidade do solo e mais uma vez foi observado que muitos produtores realizaram análises e corrigiram o solo com calcário, gesso, fósforo e potássio.
Dessa maneira, com um bom manejo do produtor e com as graças de Deus os produtores da COAGRU alcançarão altas produtividades na safra 2018/2019.
2022 © Coagru. Políticas de privacidade | Informativo LGPD.
Produzido por BRSIS