A colheita do milho 2ª safra está praticamente finalizada em toda área de atuação da Coagru. O clima seco dos meses de junho e julho favoreceu os trabalhos no campo e a colheita transcorreu rapidamente favorecida ainda pela boa disponibilidade de colhedoras e caminhões.
Nesta safra, as médias alcançadas apresentaram uma oscilação bastante grande, tendo áreas com produtividades abaixo de 200 sacos e outras que ultrapassaram os 300 sc/alq.
O ambiente que o milho 2ª safra se desenvolve nunca é igual de um ano para o outro e em 2018 tivemos atraso no plantio, seca de 40 dias entre abril e maio e ventos fortes entre maio e junho.Outro fator que contribuiu para a variação nas produtividades obtidas foi o manejo adotado pelos produtores. As áreas que são tradicionalmente corrigidas ou que receberam uma melhor adubação no plantio ou em cobertura, foram as que apresentaram as melhores produtividades. Além disso, o uso de fungicidas também foi um fator de incremento de produtividade, principalmente nos híbridos de milho mais suscetíveis a doenças.
No geral, as produtividades obtidas surpreenderam e superaram as expectativas dos cooperados da Coagru. Outro ponto positivo desse ano foi a qualidade de grãos graças a ausência de chuvas durante a colheita.
Após a colheita do milho é hora de manejar as plantas daninhas visando eliminar ervas de difícil controle como a buva e capim amargoso, além de garantir a semeadura da próxima cultura no limpo.
2022 © Coagru. Políticas de privacidade | Informativo LGPD.
Produzido por BRSIS