As lavouras de soja da área de atuação da Coagru passaram por alguns problemas de desenvolvimento irregular no início do ciclo, causadas principalmente pelo frio tardio e falta de rotação de culturas. Mas a soja de crescimento indeterminado possui uma capacidade de recuperação muito grande e os cooperados estão na expectativa de boas colheitas.
O momento agora é de proteger as plantas contra pragas e doenças, já que a grande maioria das áreas está em fase de enchimento de grãos. O clima está extremamente favorável ao surgimento de doenças agressivas como a ferrugem, mancha alvo, antracnose e doenças de final de ciclo. Inclusive já foram observados focos de ferrugem em todos os municípios que a Coagru atua. As aplicações devem ser feitas com fungicidas de elevada eficiência e repetida a aplicação a cada 15 a 20 dias.
Com relação às pragas estão sendo observadas baixas populações de lagartas, isso graças a grande adesão ao plantio da soja Intacta. Os percevejos estão começando a aparecer com mais frequência e devem ser prontamente eliminados já que causam danos diretos ao rendimento de grãos. Outra praga um pouco esquecida são os ácaros, que mesmo com o clima chuvoso deve ser monitorado, até porque a maioria das espécies prefere clima seco, porém o ácaro branco é uma exceção e se desenvolve com presença de umidade.
2022 © Coagru. Políticas de privacidade | Informativo LGPD.
Produzido por BRSIS