Dentre os principais fatores que contribuem com a produção agrícola está o manejo da dessecação, conhecido também como manejo outonal, que nada mais é que o controle das ervas daninhas que interferem negativamente no sistema de produção, causando redução de produtividade devido à competição por água, luz e nutrientes. Dessa forma o controle das ervas daninhas no pré-plantio é de suma importância para os estágios iniciais de desenvolvimento da cultura da soja, pois quando bem conduzido evita a matocompetição inicial.
No momento, estamos passando por um período de estiagem, que dificulta o controle das plantas daninhas, pois a falta de umidade reduz drasticamente a eficiência dos herbicidas, além de alterar o comportamento fisiológico da planta, ou seja, a deficiência de água causa uma condição de stress na planta o que reduz a absorção de produtos pela mesma. Outro fator climático ocorrido nos últimos dias e que interferem no manejo de dessecação são as geadas, pois também causam stress nas plantas daninhas e dificultam o seu controle.
Diante desses fatos, o momento é de aguardar o retorno das chuvas, para que os níveis de umidade do ar e do solo se normalizem e as plantas daninhas fiquem mais vulneráveis ao manejo químico empregado no seu controle, pois dessa forma a eficiência dos produtos aumenta e a tomada de decisão se torna mais assertiva e segura.
2022 © Coagru. Políticas de privacidade | Informativo LGPD.
Produzido por BRSIS