GESTÃO FEMININA NA PROPRIEDADE: TEORIA E PRÁTICA ILUSTRAM VIVÊNCIA

Integrantes do Programa Coopermulher vivenciaram teoria e prática num encontro interativo para abordar o tema: Gestão Feminina na propriedade. A formação teve como instrutoras as engenheiras agrônomas da Coagru, Karine Begui do Nascimento e Larissa Leite de Araújo, bem como o acompanhamento da executora do Programa, Rosana Ferreira.

No período da manhã, na Sala de Estudos, as instrutoras trataram dos temas: Manejo de Cultura, Conservação e Orientação sobre regulagem de maquinário, bem como expuseram a função da Unidade Experimental e Dias de Campo para a realização de testes de produtos para a comprovação de sua eficácia antes de serem indicados aos produtores.

No período da tarde, na propriedade rural das associadas da Família Demarco, o aprendizado foi vivenciado na prática. As anfitriãs traçaram seu histórico na propriedade, que vem sendo conduzida há muitos anos pelas mulheres da família. São 4 irmãs e a mãe que dão conta de todas as fases da lavoura, terceirizando somente a colheita. O barracão impecável, limpo e organizado dá o tom feminino em cada detalhe, destacando a preocupação com o bem-estar de quem atua nas diversas funções realizadas. As participantes puderam vivenciar e tirar dúvidas quanto aos temas abordados no período da manhã, inclusive quanto à verificação da forma correta de fazer a regulagem do maquinário para plantio e colheita visando maior produtividade e consequente lucratividade.

A preocupação com o meio ambiente também foi pauta de discussão. Para contribuir com o aprendizado, além das orientações explicitadas pelas instrutoras, as mulheres receberam o “Manual de Boas Práticas: Como Lavar e Devolver as Embalagens de Defensivos Agrícolas”, material editado pela Coagru, que faz parte do Programa Coopervida.